O minimalismo é um estilo ou técnica de design que se caracteriza por uma extrema economia de meios e simplicidade. Muitas vezes referido como a tendência de design mais duradoura, o minimalismo não só influencia o estilo pessoal como também a qualidade de vida.
Quando confrontados com a complexidade e o excesso, os nossos cérebros consideram a situação esmagadora (quem nunca suspirou por causa de um menu demasiado longo num restaurante?). A simplificação elimina as distracções, permitindo que o utilizador se concentre no que vê e no que é mais importante.
Vários estudos demonstraram uma ligação entre a escolha voluntária da simplicidade e do minimalismo e um melhor bem-estar.
Nascido em 1932 em Wiesbaden, o designer industrial alemão Dieter Rams é um dos mais importantes designers do século XX. Premiado e admirado em todo o mundo, é autor de inúmeros designs de produtos para marcas como a Braun e o icónico fabricante de mobiliário Vitsœ. Já na década de 1970, Rams defendia a ideia de sustentabilidade, concebendo objectos minimalistas cujo fabrico não exige a exploração excessiva de recursos naturais.
A sua influência no mundo do design é ainda hoje muito evidente. É possível ver ecos do famoso sistema de prateleiras universal de Rams nos sistemas de mobiliário personalizáveis da IKEA.
O fundador da Apple, Steve Jobs, falou abertamente sobre o seu fascínio pelos designs de Rams para a Braun (como altifalantes, rádios e calculadoras).
Estes desenhos eram e são o roteiro para os designers quando trabalham em dispositivos Apple.
Dieter Rams escreveu um livro nos anos 70 que se tornou uma das bíblias do design. "Os Dez Princípios do Design" define com extrema propriedade a tarefa dos projectos e do designer no mundo moderno. Remetemos para a leitura de um resumo destes princípios e orgulhamo-nos de dizer que aderimos a cada um deles ao conceber as nossas carteiras.
1. Um bom design é inovador. As soluções conhecidas podem muitas vezes ser melhoradas.
2. um bom design é útil. Cumpre exatamente as funções que dele se esperam.
3. um bom design é esteticamente agradável. Proporciona prazer ao utilizador através da sua aparência.
4. um bom design é discreto. Um produto industrial não deve ser uma obra de arte, mas uma ferramenta nas mãos do utilizador que lhe dá espaço para se exprimir.
5. um bom design é compreensível. O utilizador sabe intuitivamente como o utilizar.
6. um bom design é honesto. Não finge ser algo que não é. Não engana. Não engana.
7. um bom design é duradouro e intemporal. Não sucumbe às tendências e modas, pelo que pode manter-se relevante durante mais tempo. É impossível criar um design completamente intemporal - temos de assumir que será reparado e melhorado.
8 Um bom design é polido. Planeado e produzido com atenção aos mais pequenos detalhes. Todos os elementos devem ser pensados e ter um objetivo.
9. Uma boa conceção é amiga do ambiente/neutra através da utilização de materiais adequados, sustentáveis e não nocivos.
10. uma boa conceção exige o mínimo de conceção possível. Menos, mas melhor.
Tamanho: 6,5 x 10 x 2,5 cm
Materiais: Alumínio, Couro Hunter
• Tem capacidade para 7 cartões
• Bolso para notas
• Bolso para moedas
• Desenho ou modelo registado ®
• Proteção RFID
• Caixa de papel incluída
Tamanho: 7 x 10 x 1 cm
Materiais: Alumínio, Couro Hunter
• 2 bolsos para notas
• Suporta 6 cartões
• Proteção RFID
• Caixa de papel incluída